quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os melhores amigos do homem

Eles são lindos, leais e brincalhões. Fazem bem para a saúde e, principalmente, são grandes companheiros de seus donos. Não importa a raça, a cor, o tamanho. O que importa mesmo é ser amigo de verdade. Os bichinhos de estimação são atrações à parte nos passeios de domingo, dentro dos automóveis, abanando as orelhinhas nas janelas ou pelas ruas de Guaporé. Dos vira-latas às mais nobres e delicadas raças, eles são amados e paparicados por seus donos.
Na cidade, o setor de comércio e serviços cresce e se expande para atender esta demanda. São clínicas veterinárias equipadas com complexos aparelhos para exames e cirurgias, pet shops oferecendo moda em roupas, acessórios, casinhas, camas, lacinhos e guloseimas, e casas agropecuárias com vacinas e tudo o que o bichinho precisa para se manter saudável.
Se eles dão despesas, e necessitam de cuidados especiais, os benefícios que proporcionam valem qualquer esforço. Só quem possui um amiguinho de estimação sabe do seu inestimável valor.

Mãe...eu quero um cachorrinho!

A arquiteta Lisiane Benvenutti relutou em atender o pedido do filho João. Morando em apartamento, e sempre muito ocupada com o trabalho, temia arranjar problemas com a chegada de um pet. Porém, a insistência de João a comoveu, e há alguns meses, Azedo chegou para conquistar a todos. Fofinho, peludo e dengoso, o Shitzu agora é membro da família. “Ele é nosso companheiro, e é um grande amigo do João. Não tem como não se apaixonar. Agora, não conseguimos imaginar chegar em casa e não encontrarmos o Azedo nos esperando”, destaca Lisiane. “Além desse amor todo, dos cuidados dispensados a ele, tem a questão da responsabilidade. Ter um bichinho em casa mudou pra melhor os nossos hábitos. Ficamos mais tempo em casa, caminhamos no sol nas manhãs de finais de semana, e o melhor de tudo: temos uma ótima companhia”. Lisiane recomenda a raça para quem vive em apartamento, já que o Shitzu é calmo e afetuoso. E para compensar o tempo que o bichinho fica sozinho em casa, ele ganha ainda mais carinho no retorno do trabalho e da escola.

Mudança para melhor

Seu filho surpreendeu ao pedir um animal de estimação como presente? Saiba que o benefício principal destacado pelas famílias, pelos pediatras e até por estudiosos é o companheirismo, pois o animal provoca diversos estímulos, principalmente na criança e em idosos. O bebê exercita a coordenação motora ao ter de controlar sua força para acariciar um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos. Um estudo realizado pela Universidade Loyola, em Chicago, mostrou os benefícios dos animais nos hospitais. Os pesquisadores afirmam que acariciar um cachorro pode ajudar pacientes internados a reduzir pela metade a quantidade de analgésicos que precisam tomar. Cientistas norte-americanos já haviam revelado também que ter um animal é um ótimo aliado contra o estresse. Os donos dos bichos que participaram do estudo tinham a frequência cardíaca e a pressão arterial significativamente mais baixa se comparados com aqueles que não tinham um animal de estimação. O mascote, sobretudo o cachorro, faz ainda com que a criança exercite sua autoridade num mundo de "adultos-juízes", que arbitram sobre a vida dela o tempo todo. "Com o animal, ela terá a oportunidade de ser o juiz, mandar e desmandar. Além disso, expõe para a criança o significado de preservação à vida e de limite à dor", diz a pediatra Sandra Oliveira Campos.


Cães e gatos, grandes amigos


Jymmi e Mell são os grandes companheiros de Gabi Kerber e Marcelo Borille. Os mascotes se adoram, e colocam por terra a teoria de que cães e gatos são inimigos eternos. Os dois são tratados como bebês, e segundo seus donos, tem inteligência e fidelidade para dar e vender. O amor dispensado aos animais de estimação reflete também a capacidade de cuidar e respeitar os mais fracos. Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. É um excelente treino para a afetividade.
A família Marca tem um eterno bebezinho: Demy, uma poodle tratada a pão-de-ló. Sempre perfumada e com lacinhos da moda, a mascote da família é alvo de todos os paparicos. Luanda, que recentemente casou e deixou a casa dos pais, afirma que ficou com o coração partido ao meio: não queria ficar longe de Demy, e ao mesmo tempo, não queria que a cachorrinha sofresse ao deixar a casa onde sempre viveu e a companhia do restante da família. Resultado: civilizadamente decidiu-se pela guarda compartilhada. Quando não aguenta de saudade, Luanda “rouba” Demy da casa de seus pais, e curte ela em seu novo lar.

Adote um amiguinho

A Protegendo Animais.Com (PAC) é uma organização não governamental de Guaporé que atua na proteção aos direitos dos animais. Além de realizar campanhas de vacinação contra a procriação indiscriminada, a PAC recolhe animais das ruas, recebe denúncias de maus tratos, e principalmente, dispõe de muitos animais abandonados a espera de um lar. Adote um bichinho de estimação, este amiguinho fiel vai transformar sua vida. Informações pelo telefone (54) 3443.1810, com Maristela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário