domingo, 26 de setembro de 2010

Um carro para cada dois habitantes



No Dia Mundial sem Carro, 22, tempo chuvoso fez com que poucos abrissem mão do automóvel


Trânsito intenso nos horários de pico, em frente às agências bancárias, nas escolas, na Silvio Sanson e nos pontos centrais, são uma constante. Assim foi o 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, em Guaporé. A proposta é de uma movimentação visando chamar a atenção para a questão da preservação ambiental, e também para a violência no trânsito, e para a quantidade cada vez mais elevada de veículos circulando ao mesmo tempo, tornando grandes centros, verdadeiro caos. A cidade, apesar de considerada pequena em comparação às capitais, já registra inúmeros problemas envolvendo motoristas, pedestres e a frota.
Apesar disso, pelas ruas, nada mudou. Prejudicada pela chuva, que caiu de forma intensa durante toda a quarta-feira, a mobilização não se fez sentir. Infelizmente, a motivação por nobre causa não foi suficiente para que os motoristas fizessem um esforço em enfrentar um dia chuvoso, à pé.
No ano que vem, a data se repete, e o Informativo Regional, desde já, incentiva a comunidade a ser parte atuante na defesa de uma cidade organizada, com ar puro e natureza preservada para as futuras gerações.

Em todo o mundo


 
Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.
A ideia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito congestionado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o automóvel por outro meio de transporte.


Economia aquece e frota aumenta



Apesar de Guaporé ser uma das poucas cidades do Brasil projetadas, exibindo avenidas e ruas bem traçadas, o trânsito começa a apresentar alguns problemas. Por muitas ruas apresentarem buracos, a maioria dos motoristas opta por algumas vias principais, que nos horários de pico congestionam, principalmente em dias de chuva. Com a facilidade de financiamentos e devido ao poder aquisitivo da população, Guaporé aumenta a cada dia sua frota de veículos. Hoje, a média é de um veiculo a cada dois habitantes. Estima-se que em 2014, se o transporte coletivo não for incentivado, será um veículo para cada 1,7 habitante.


Evolução da frota



Os números apontam um crescimento de 53,75% de janeiro de 2001 até dezembro de 2008. No início do século XXI, o município possuía 6.448 mil veículos. A cada doze meses os números aumentam na proporção de aproximadamente 6%. Através de cálculos próprios, se a taxa de crescimento se mantiver, em cinco anos a frota guaporense será de aproximadamente 15 mil veículos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário