domingo, 26 de setembro de 2010

Arda em quem arder


Vereadores aprovam projeto destinado aos menores de 14 anos

Nas duas sessões ordinárias realizadas na Câmara de Vereadores de Guaporé, na segunda-feira, dia 13, o projeto de lei municipal, que proíbe a entrada de pré-adolescentes de 14 anos ou menores, da meia noite às 6h, em bares, casas noturnas ou qualquer outro estabelecimento que venda bebidas alcoólicas, foi aprovado por unanimidade. Apesar de reconhecerem que a fiscalização será o principal problema, os legisladores acreditam que a lei devolverá a autoridade perdida por muitos pais.


O que esperar


De acordo com Adalberto de Almeida (PP), que foi o mentor do projeto, num primeiro momento, se o menor for pego em flagrante, terá que sair do local e, posteriormente, apresentar-se ao Conselho Tutelar. O estabelecimento será advertido e, no caso de reincidência, será multado e poderá ser interditado. Para poder circular livremente, os menores deverão ter sempre junto a autorização dos pais.
O projeto de lei, que delega a responsabilidade ao município de castrar animais para controlar a procriação, foi aprovado por unanimidade. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2011 do município de Guaporé também foi aprovado.


Adalberto de Almeida, Gilmar José Treviso e Adílio Antônio Pasini (PP): apresentaram requerimento ao Executivo para que seja efetuada uma recuperação nas irregularidades do calçamento da Rua dos Imigrantes, bem como, a colocação do pó de brita.


Almeida: solicitou ao Executivo, que providencie a infraestrutura e colocação de brita no acesso à Cabana do Radiador, no Autódromo Internacional Nelson Luis Barro, tendo em vista a realização no próximo final de semana, do Campeonato Estadual de Marcas e Pilotos. Também solicitou ao presidente para que envie oficio ao Ministério Público, solicitando informações sobre a vinda do engenheiro de Tráfego para ajudar na segurança do trânsito de Guaporé por intermédio da Promotoria de Justiça e se há um posicionamento.


Veridiana: Disse estar preocupada com a fiscalização da lei que proíbe menores em bares sem a autorização dos pais, que deverá ser feita pela prefeitura. Acredita que o Conselho Tutelar tem um papel importante nesse processo, mas alertou para o consumo desenfreado de drogas lícitas, pois tem flagrado alunos ingerindo bebidas alcoólicas antes de entrarem na sala de aula, por volta das 7h. A legisladora também solicitou recapeamento do asfalto na Rua José Bonifácio.


Treviso: Acredita que será necessário o apoio da Polícia Civil e da Brigada Militar nas primeiras ações.


Nereu Tramontina (PMDB): Não engoliu a resposta que a Associação Hospitalar encaminhou para as suas questões. Tramontina queria saber de quanto é a dívida do Hospital e porque um paciente foi transferido para Dois Lajeados. O Hospital respondeu que não pode mensurar a quantia, e que o paciente foi transferido, pois só havia um aparelho de Raio-X para realizar o procedimento, sendo que seriam necessários dois. O vereador disse que as respostas não são verídicas.
Tramontina disse que a base asfáltica, feita pela Secretaria de Obras, no Autódromo, está completamente errada. Disse que, se as duas provas do Marcas & Pilotos, da Copa Fusca e da Fórmula 1.6, que seriam realizadas nesse final de semana, forem canceladas, ele vai pedir para o prefeito demitir toda Secretaria de Obras, pois não passam de uns incompetentes. O vereador foi além, dizendo que a Semana Farroupilha de Guaporé é uma vergonha e que o desfile de 7 de Setembro foi de uma pobreza humilhante. Também fez um comentário sobre uma carta encaminhada a Câmara por um juiz aposentado que esteve no município durante a Mostra Guaporé, dizendo que ficou encantado com a cidade porque viu muitos canteiros floridos e nenhum buraco nas ruas. "Nunca tivemos tantos buracos quanto agora", diz.


De Rocco: Criticou a prefeitura por dizer que não tem dinheiro para instalar uma nova parada de taxi em frente a rodoviária e lembrou que as novas paradas de ônibus são de acrílico, e que de nada adiantam nos dias de sol. Solicitou cadeiras de espera no Posto de Saúde do Centro Social Urbano e boca-de-lobo na esquina do Posto Zanini - Texaco, a fim de evitar acidentes no local. Também solicitou o balanço das contas do município referente ao primeiro semestre de 2010. Disse que gostaria que a imprensa falasse de todos os vereadores, não apenas de dois ou três.

 
Ademir Damo (PDT): Tem medo que o toque de recolher não vingue, pois se não for com o apoio da polícia, não vai dar em nada. Lembrou que há 15 anos, quando ele frequentava bailes e festas, todos respeitavam os brigadianos, mas, hoje, não mais. Na sua opinião, o secretário de Turismo Marcio Carpenedo deveria parar de gastar dinheiro com projetos e se espelhar na Semana Farroupilha de Anta Gorda, que está dando um baile na nossa. Lembrou que o caso "Natal Dourado" está sendo investigado pelo Ministério Público.


Pasini: Discursou por um longo período alegando estar ofendido com o desrespeito que a imprensa dá aos vereadores. Disse que não é osso para ficar na boca de qualquer cachorro e que se alguém acha que é capaz de fazer melhor, deveria concorrer na próxima eleição. Por fim, solicitou apoio da imprensa para divulgar a lei do toque de recolher, bem como informar a população sobre o andamento do projeto e a fiscalização.


Vitor Hugo Zardo (PP): Disse que a solução para a juventude de Guaporé está na educação, mas que talvez essa lei venha a calhar, já que muitos pais perderam o controle de seus filhos. Disse que as coisas estão saindo do controle, talvez por que no mundo de hoje tudo é muito rápido. Para ele, todos precisam se unir nessa luta, mesmo sabendo que esse projeto não será bem aceito por todos na sociedade. "Arda em quem arder", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário