quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eles são o Brasil de amanhã


Através da interpretação do Hino Nacional, alunos aprendem o significado do patriotismo

Com os olhos atentos a bandeira, posição de continência e ouvidos ansiosos, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Drº Jairo Brum preparam-se para exercer a cidadania. Quando a poesia em forma de música - escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada em 1922 – começa a ser reproduzida no aparelho de som do educandário, todos, em sincronia, cantam a Pátria amada. “A Pátria somos nós. Quando você canta o Hino Nacional, está reverenciando as pessoas que estão ao seu lado. Esse fundamento, baseado em respeito ao próximo, é que ensinamos aos alunos”, observa a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e bibliotecária professora Helena Dalmagro Fedrigo.


Desenhando e aprendendo


Assim como as demais escolas do Brasil, a Drº Jairo Brum programou atividades alusivas a Semana da Pátria para trabalhar em sala de aula. Dentre os diversos projetos, está o de Helena, que visa desenvolvera interpretação do Hino Nacional. A cada frase, os estudantes desenham o que entenderam e como imaginam as cenas vivenciadas por Dom Pedro I, em 1822, ao proferir “independência ou morte” as margens do riacho do Ipiranga.
De acordo com a professora, o estudo da história do Brasil não fica limitado aos livros acadêmicos. Pelo contrário, a atualidade é levada para dentro da sala de aula e debatida com os alunos. “Eles discutem o presente. Eles traduzem o que sentem, o que vêem”, afirma a professora.


Desfile cívico

 
Para o desfile de 7 de setembro, na próxima terça-feira, a escola, sob a direção de Adriana Del Ré, está preparando apresentações relacionadas aos projetos “Boas maneiras: virtudes e atitudes”, “Escola família e comunidade pela educação” e “Liberdade, dedicação e criatividade. A África também será retratada. O país foi tema de estudos devido a realização da Copa do Mundo, em junho.
Hoje, a comunidade está convidada para participar do hasteamento da bandeira na Praça Vespasiano Corrêa, às 8h. O Arriamento, durante toda semana, acontece às 17h.


 
Fogo simbólico

 
Na terça-feira, dia 31, o Grupo de Escoteiro Nacê iniciou as comemorações alusivas a Semana da Pátria, com o acendimento da chama do fogo simbólico, com a realização do Fogo de Conselho na Praça Vespasiano Corrêa. Com o tema nacional: “Amazônia: Patrimônio do Povo Brasileiro”, estadual: “Apaes do Rio Grande do Sul: Conquistando Caminho para Ser e Conviver”, e municipal: “Escola Família e Comunidade na Caminhada Pela Educação”, escolas e entidades programaram suas apresentações.
Durante todos os dias, autoridades das mais diversas entidades do município, assim como estudantes das escolas municipais, estaduais e particular participam dos hasteamentos e arriamentos dos pavilhões, no largo central da praça. No domingo, dia 5 de setembro, uma missa na Igreja Matriz será realizada em homenagem à Pátria.


Programação


O ponto alto das atividades alusivas da Semana da Pátria em Guaporé será a Caminhada Cívica, que não pode ser realizada em 2009 devido o surto de Gripe H1N1. A caminhada será na avenida Silvio Sanson, entre a rua Salgado Filho até a rua Drº Luiz Augusto Puperi, por onde desfilarão 27 entidades. O palanque oficial será montado em frente à Prefeitura.
A Banda Municipal abrirá a Caminhada Cívica do dia 7 de Setembro. Após será a vez dos órgãos da Segurança Pública, escolas municipais, estaduais, institutos e entidades, entre outros. A passagem pela avenida será encerrada pelos representantes do Moto Clube Mosca Verde.
Os soldados do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (BEC) de São Gabriel encerrarão os festejos. A Caminhada Cívida de Guaporé tem início às 14h30min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário