sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vila do Crack



Policiais da Delegacia de Polícia de Guaporé, em conjunto com policiais da DP de Serafina Corrêa, prenderam, no dia 9 de junho, dois homens em flagrante por tráfico de drogas, sendo pai e filho, com respectivamente 40 e 21 anos, moradores do bairro Vila Verde, em Guaporé. Durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva, os agentes apreenderam, na residência dos indivíduos, crack, cocaína e maconha. Também foi encontrada uma mochila com acessórios para embalar as drogas.
O Informativo Regional conversou com a delegada Alexandra Taube Nunes Ferreira, que explica como aconteceu a prisão e faz um alerta para que a comunidade auxilie na batalha contra as drogas.

Informativo Regional: Como foi realizada a prisão destes dois indivíduos, no Bairro Vila Verde?
Delegada Alexandra Taube Nunes Ferreira: Estamos realizando um trabalho longo. Desde o ano passado recebemos denúncias de que estes dois indivíduos estariam traficando drogas no Vila Verde. Tínhamos várias denúncias, e, com base nessas informações, nós representamos com mandado de busca e apreensão na casa destes indivíduos. De fato, em março deste ano, nós apresentamos mandado nesta residência e localizamos, na ocasião, 20 e tantas pedras de crack prontas para a comercialização e outra pedra maior, que também seria comercializada. Porém, naquela ocasião, nós não encontramos nenhum dos dois indivíduos na casa, naquele momento, então não foram efetuadas prisões.
Continuamos, porém, investigando e coletando informações, inclusive com depoimentos de usuários, que compravaram que, naquele local, eram vendidos crack e maconha. Nós optamos pela prisão preventiva dos dois e por novo ingresso na residência. Então, de fato, nós voltamos à casa, onde, alertados de nossa chegada, os dois indivíduos se desfizeram dos entorpecentes, jogando-os no terreno do vizinho.


IR: No dia 9 de junho, o que foi apreendido na casa destes dois traficantes?

Delegada: Apreendemos pedras de crack fracionadas, prontas para a comercialização. Uma pedra maior, que renderia diversas porções, talvez umas 70, 80 pedras, mais uma bucha grande de cocaína, que renderia diversas buchinhas, e uma porção de maconha. Isso confirmou as denúncias e relatos, de que aí haveria, além de crack, maconha.


IR: O Vila Verde seria hoje o principal ponto de tráfico e consumo de drogas? É o bairro que mais preocupa?

Delegada: Nós na verdade, estivemos um tempo mais preocupados com o Bairro Santo André, depois com o Aparecida, e agora, este local (Vila Verde), especificamente, nos preocupava bastante. Acreditamos que, com o fechamento deste ponto de vendas e esta apreensão, consigamos combater o tráfico, coibir um pouco esta questão que é muito séria e preocupante. Pedimos que a comunidade continue colaborando com a gente, denunciando pontos de venda de drogas, independente do bairro, através do 197. Somente unidos conseguiremos realizar um trabalho cada vez mais efetivo.

IR: Um fato curioso foi a presença, no ponto de tráfico, de material publicitário da campanha “Crack nem pensar”...

Delegada: Muito curioso, inclusive, nós fotografamos isso. Em cada ponto de vendas de crack, nós temos registrado a presença destes cartazes e adesivos, demonstrando o total descaso destes indivíduos com o delito e a gravidade do crime que eles praticam. Inclusive havia adesivos da campanha “Crack nem pensar” na residência destes últimos indivíduos presos, demonstrando descaso com a polícia. Isso é comum e tem chamado nossa atenção.

IR: Hoje, o crack é a droga mais presente em Guaporé?

Delegada: O crack está envolvido em quase todas as nossas apreensões, o que nos preocupa muito. O crack vicia rapidamente, é altamente destrutivo e leva a vários outros delitos, como violência e furtos. Vários usuários estão presos em decorrência destes outros delitos.


Denuncie

Faça parte da rede de combate ao tráfico de drogas. Converse e eduque seus filhos. Denuncie a venda de drogas. Colabore com o trabalho da polícia. Disque Denúncia: 197 ou setor de investigação, (54) 3443.1123. Não é necessário se identificar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário