segunda-feira, 7 de junho de 2010

1/2 Ambiente, 1/2 pensante



Eu tenho um sério problema de nervos. Quando fico p...da vida com alguma coisa, malditas espinhas pipocam no meu rosto e, na última semana, eu parecia mais um abacaxi do que a Priscila. Vejam o por que:

Ridículo

Chegou aos meus ouvidos que um educador (a) estaria tentando identificar alunos, na capa do jornal, na fotografia que utilizamos para ilustrar a matéria sobre aliciamento de menores, com segundas intenções. Mas será que não tem nada mais importante para fazer do que querer tirar vantagem em cima dos outros? Se não, lá vai a dica: aconselhe alunas a se valorizarem mais, a não aceitar ser um oco objeto de desejo e a entender que o corpo é o nosso bem mais precioso...nosso santuário.

Coleta Seletiva

Dias atrás, coloquei na redação do jornal uma lixeira com os dizeres “lixo orgânico”. Não entendi porque a ideia não pegou, afinal, na mesma sala havia outro lixo, só que para o material reciclável. No final do dia, quando eu trocava o saco de lixo, além de casca de fruta, eu encontrava copinhos de café, plásticos e papéis. Dei uma bronca nos colegas, mas, mesmo assim, nada mudou. Daí, esses dias atrás, descobri que de nada adiantava os meus esforços para separar o lixo, porque Guaporé não possui coleta seletiva. Fiquei profundamente decepcionada e pensei “nem tudo o que brilha é ouro”. Guaporé é uma cidade linda, pujante, só falta ter consciência ecológica.
Você pode até pensar que o problema não é seu, que é da prefeitura, mas não é. Daqui a alguns anos o governo troca e novas caras aparecerão, mas, se cada um não souber qual é o seu papel no mundo, quando Guaporé terá políticos, empresários e cidadãos conscientes, que finalmente entendam que o Planeta não foi feito para o seu exclusivo deleite? Se você separa o lixo e respeita o meio ambiente, desculpe-me pela bronca. Sei que tem muitos guaporenses que utilizam o lixo orgânico na horta caseira. Parabéns, você faz a sua parte!

Lixo

Já que entrei no tema “lixo”, tenho que dizer que concordo com os vereadores De Rocco e Veridiana quando delegam a responsabilidade a educação. Quando criança minha mãe me obrigava a segurar na mão o papel de bala até encontrar uma lixeira para só então descartá-lo. Essa lembrança ficou gravada em minha mente e sei que nunca irei jogar nada no chão, pois meus pais souberam me educar para o mundo. Você fez ou faz isso com seu filho? Pense!
E, gurizada, aproveite que está na moda preservar o meio ambiente e mostre para a galera que você “é o cara”. Na Praça Central há lixeiras, mas, mesmo se não tivesse, nada justifica o lixo no chão e na frente de lojas. Se um dia você forem donos de estabelecimentos no Centro de Guaporé, vão batalhar pela mesma causa.

Passa e repassa

Essa foi a campeã: é o passa-passa-ligação da prefeitura. Para saber quem é que se responsabilizava pelo lixo dos baderneiros nos fins de semana, minha ligação foi, no primeiro dia, transferida mais de quatro vezes, e acabei sem resposta. No segundo dia, depois de ter falado com três pessoas diferentes, inclusive da área da saúde, consegui finalmente entrevistar a fonte. Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário