segunda-feira, 14 de junho de 2010

O amor está no ar

Lojas, fábricas, restaurantes, motéis, floriculturas, enfim, toda a rede de comércio e serviços prepara-se para celebrar o Dia dos Namorados com opções diferentes e, claro, movimentação da economia local. A idústria da lingerie comemora uma data que, em termos de vendas, pode ser comparada ao Natal, ou o Dia das Mães.
A Rosa Choque, por exemplo, reforçou sua linha sensual. “É engraçado observarmos, que, na hora da compra, os homens optam por conjuntos bem diferentes dos que as mulheres costumam comprar. Os maridos e namorados, de cara, compram peças mais ousadas, de renda, apostam no fio dental, e compram conjuntos com cores mais chamativas, como vermelho, a cor da paixão.”- destaca Lérida, que aguarda com expectativa o aumento de vendas.
A Duélle é outra empresa que comemora a chegada do 12 de junho. A consultora de vendas Cris Previatti, afirma que a expectativa é grande. “Preparamos presentes especiais, e apostamos em um crescimento de 30% nas vendas nesta data, que consideramos ser a segunda melhor do ano.”

A dois

De um modo geral, a rede de motéis fica congestionada no Dia dos Namorados. Em Guaporé e Serafina Corrêa, por exemplo, a lotação é garantida. Um dos motéis da cidade registrou “fila”, no ano passado. Vale tudo para encontrar um cantinho romântico e privado para celebrar o amor.
Outra opção é um jantar romântico. Por isso, a rede de restaurantes promove noites diferenciadas. Como é o caso da Pizzaria Sapore Sublime, que oferece jantar à luz de velas.
Não importa o programa, o presente, o local de comemoração, o importante, neste dia 12 de junho, é demonstrar todo o amor a quem você ama.

Presentes mais comuns

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2010, aponta que o celular será o presente mais ofertado na data, de acordo com 25% dos entrevistados. Na sequência estão roupas, sapatos e acessórios, para 22%, perfumaria e cosméticos para 19%, flores para 15%, chocolates e doces para 5%, joias e relógios para 5% e eletrônicos para 4%. Com menor participação aparecem eletrodomésticos (1%), CDs, livros e DVDs (1%), decoração e artigos para casa (1%) e outros (2%).
No Dia dos Namorados 2009, os presentes mais comprados foram celular (25%), roupas, sapatos e acessórios (24%), flores (18%), perfumaria e cosméticos (13%), chocolates e doces (6%), jóias e relógios (3%) e eletrônicos (3%). Apareceram também CDs, livros e DVDs com 2%, e outros (6%).
Com relação à forma de pagamento dos presentes, a pesquisa mostra que 51% das vendas para o Dia dos namorados 2010 serão à vista e 49% a prazo. Na mesma data de 2009, 52% das vendas foram à vista e 48% a prazo.

Porque 12 de junho?

O Dia dos Namorados, em diversos países, é comemorado em 14 de fevereiro. O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 A.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio em períodos de guerra e continuou a promover casamentos. Ele foi preso e executado. No Brasil, uma das versões mais reverenciadas para a comemoração acontecer em 12 de junho, é o fato da data ser a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário