sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cansados de reivindicar, moradores apelam para o João Buracão


Operação tapa buracos foi realizada, mas moradores acreditam que buracos não tardarão a reaparecer


A popularidade do João Buracão, personagem criado por um borracheiro carioca em 2009 para demonstrar a crítica situação das rodovias do nosso País, não foi esquecido em Guaporé. Nesta semana, moradores do Acesso Sul, ganharam um ativista ilustre, que sentado a beira da via pavimentada, repleta de buracos, chama a atenção de quem “tenta” trafegar.
Além do João Buracão, mais dois cartazes fazem parte do protesto e da indignação. O primeiro, a cerca de 20 metros do boneco, alerta: “Atenção buracos. Isso é uma vergonha!”. O outro, bem próximo ao João Buracão, destaca: “Por Deus, tampem esses buracos”. A situação calamitosa da estrada, que liga os Bairros Nossa Senhora da Saúde, Santo André e Nossa Senhora do Carmo à ERS 129, é digna de reclamação. Além disso, o trajeto é utilizado pelos que residem na Linha Segunda São Pedro, Maternidade 40 e 28. O trajeto, de aproximadamente dois quilômetros, apresenta inúmeros buracos, alguns que chegam a medir um metro de diâmetro.

 
Situação crítica

 
A situação é tão crítica que alguns moradores indignados sugerem a retirada do asfalto para que volte a ser de chão batido. “Do jeito que está não tem condições. Cadê as autoridades que não vêem isso. Isso do jeito que está é uma vergonha para Guaporé”, esbravejou um condutor que passavam pelo local enquanto a equipe fazia a reportagem.
Outros moradores pedem uma nova pavimentação, dessa vez mais espessa, pois o fluxo de caminhões é intenso, e o peso dos veículos voltaria a abrir buracos. “Precisamos também de bocas-de-lobo, porque quando chove, os terrenos alagam, pois a água não tem para onde escoar”, reclama um morador.
Além do Acesso Sul, moradores já haviam reclamado das condições do Acesso Norte e de muitas ruas asfaltadas da cidade. Nos últimos dias uma operação tapa buracos foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação, mas pela experiência dos moradores, os buracos não tardarão a reaparecer.


Melhorias na pavimentação


Segundo o prefeito Antônio Carlos Spiller, a recuperação total da camada asfáltica dos acessos norte e sul da cidade, deverá ser realizada nos próximos meses. Um projeto de parceria entre município e o Governo do Estado, já foi aprovado no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) e para a liberação dos recursos. Faltaria apenas o término de todo o período eleitoral. “Os dois acessos da cidade serão contratualizados logo que a lei eleitoral permitir”, enfatizou Spiller.
Além dos acessos, nos próximos dias, após o processo licitatório, o Poder Público Municipal dará início às obras de asfaltamento e recuperação das vias urbanas. Com investimentos de R$ 800 mil, oriundos do Ministério da Integração Nacional, devido ao envio do decreto de situação de emergência em parte da área urbana, serão executados o asfaltamento em 11 trechos da cidade em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), mais conhecido como asfalto quente, conforme Plano de Trabalho aprovado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Há possibilidade de ampliação dos benefícios, com mais quadras recebendo melhorias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário