sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brincando de ser gente grande


Repórter mirim conta quais são os sonhos e desejos das meninas de hoje

Michele Lunardi

Vitória Eduarda me esperava ansiosa para conhecer o trabalho de repórter de variedades, moda e comportamento do Informativo Regional. De cabelo arrumado, passando um “gloss” e arrumando o vestido, Duda já havia deixado em cima da mesa seu álbum de fotografias, e estava pronta para me acompanhar na produção da coluna “Final de Semana”.
Louca por moda, maquiagem e histórias de príncipes e princesas, nossa repórter mirim, apesar da pouca idade, apenas cinco anos, mostrou que as meninas de hoje são antenadas em roupas, beleza, gostam de leitura, televisão, e claro, amam brincar e se divertir com as amigas.
Duda, enquanto visitava comigo lojas, me ajudava com pesquisas na internet, conversava com pessoas, e me contava seus desejos, deixou algumas pistas sobre quem são as crianças de hoje.

Uma pequena mulher


Antes de contar quais são os gostos e hábitos da nova repórter do I.R., vou apresentá-la para nossos leitores. Vitória Eduarda Tremarin Grando tem cinco anos, é filha de Marcio e Viviane Grando, e tem um irmão roqueiro, Pedro Henrique, de 14 anos. Contei para Eduarda que escrever sobre comportamento, moda, beleza e saúde, requer que estejamos antenadas no que acontece na sociedade e nas tendências. É preciso ler muito, acompanhar programas de televisão, acompanhar dicas de profissionais, e principalmente observar as pessoas. Ela demonstrou ser uma menina muito conectada com esse universo. “Adoro ficar bem bonita. Passar batom. Deixar meu cabelo bem arrumado. Gosto de tv, de ver filmes de criança e adoro minha escola.”

Ela adora ler

Falando em escola, Duda é aluna do Colégio Scalabrini, e desde cedo, incentivada primeiro pela mãe, e depois pela professora, adora livros e revistas. “As histórinhas que mais gosto são a da Bela Adormecida, Branca de Neve e outras que leio muito. Queria ser uma princesa. Adoro brincar com meus primos e amiguinhos. Minhas melhores amigas são as colegas do Scalabrini e minhas vizinhas. Nós vamos brincar muito na praça, mas também gostamos de brincar na escola.”

Antenada com a moda

Claro, que como toda a boa repórter de moda, é necessário ser fashion. E Vitória Eduarda tira isso de letra. Seu guarda-roupas é um sonho para uma pequena mulher. Ela coleciona botas, tem verdadeira paixão. As estilo “galochas” coloridas, são confortáveis e divertidas. Para nossas leitoras mirins, Duda dá alguns detalhes de seu gosto pessoal: “Gosto de vestidos e de usar legging com bota. Meu cabelo é comprido e tem cachos. E eu adoro muito pintar as minhas unhas de cores bem alegres”.
No salão de beleza, nossa repórter mirim foi direto no esmalte laranja néon. “Quero esse! É mais forte. Gosto de colorido.”
Eu disse a ela que uma das principais missões do jornalista é trabalhar para melhorar a vida das pessoas, apontando o que está bom e o que não está tão bom assim. Pedi a Duda se ela gostava de morar em Guaporé, e o que faltaria, na opinião dela, para a cidade ser melhor para as crianças. “Eu gosto de ir na praça, brincar no parquinho. Mas queríamos mais brinquedos. Uma área com muitas árvores, pula-pula, piscina. Até uma roda gigante. E um zoológico. Quero conhecer um zoológico”, destacou ela.

Consciência ambiental

Falando em bichos e árvores, Eduarda mostrou que as crianças de hoje são conscientes quanto ao meio ambiente. Essa é uma das lições que Duda mais aprecia na escola. “Quero dizer para as pessoas que cuidem do nosso planeta. Não joguem lixo no chão, cuidando da água, plantando árvores. Eu nunca jogo lixo no chão.”
Outra lição que nossa pequena repórter nos dá, diz respeito à solidariedade. Ela é prima do guaporense Fábio Grando, e realmente vestiu a camiseta na Campanha “Bora Fabito”. Inclusive, neste dia 10 de outubro, a família toda de Duda viaja para Brasília, em visita a Fábio. “Obrigado a todos que ajudaram na campanha pro Fábio voltar a andar”, agradece ela.
Para finalizar, Eduarda nos conta que meninas querem ganhar bonecas “Barbie” e roupas lindas no Dia da Criança. Ela diz que adorou ser fotografada e participar da promoção do jornal. Duda adora fotos, e já foi “modelo fotográfico” para a divulgação da Cantina das Delícias. Quando crescer, Duda já sabe o que quer ser: “Surfista! Ou professora!”, conta ela.Para os leitores, ela manda um beijo especial: “Um beijo, um abraço, que os sonhos se realizem. Feliz dia das crianças. Um beijo pro Informativo Regional e pra todo mundo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário